O Brasil, ao som de flauta e piano

 

‘PAISAGEM BRASILEIRA’: o duo de piano e flauta promove a troca de boas energias e concretiza a música feita com conhecimento e carinho

 

 O flautista Marcelo Barbosa e a pianista Lídia Bazarian integram um duo de alto nível e que deu certo. Provas disso podem ser encontradas no CD que eles gravaram em Londres, no início do ano, batizado de Paisagem Brasileira – Flute and Piano Music From Brazil. O disco da etiqueta inglesa Meridian (CD 84426) está disponível em lojas da cidade.

Marcelo e Lídia são ótimos músicos. O flautista, sem aparente esforço, retira do seu instrumento sonoridades, a um só tempo, vigorosas e sutis. Concebe as melodias de maneira generosa, cantando com ginga, mas mantendo-se atento àquilo que o compositor colocou na partitura. Lídia Bazarian parece ter nascido para fazer música de câmara, âmbito no qual o pianista não pode querer brilhar mais que seus companheiros de aventura. Além de belo toque e de uma concepção musical muito segura, ela é dona de uma naturalidade melódica que se encontra no polo oposto ao de qualquer gênero de afetação.

O casamento musical de ambos beira a perfeição. No duo, tocam como se fossem um só, respirando sempre juntos, delineando atmosferas em que se encontram em permanente acordo. Trocam-se boas energias, em um gesto que concretiza a música feita com conhecimento e carinho.

Os pontos altos de Paisagem Brasileira estão nos momentos em que as músicas brasileiras – a clássica e a popular – são entrelaçadas por mentes muito criativas. Soam como água da melhor fonte Margarida e Zinha, desse extraordinário Pattápio Silva (1881 – 1907) que, apesar de ter morrido aos 26 anos, deixou-nos preciosidades.  A voluptuosa e simpática Sonatina que Radamés Gnatalli (1906 – 1994) escreveu em 1974, injetando a coisa popular no formato erudito, também agrada bastante.

Vários academicismos, todos eles mais ou menos espartilhadores, aparecem em boa parte do restante do repertório, no qual há assinaturas como as de José Siqueira, Camargo Guarnieri, Francisco Braga e Osvaldo Lacerda. Mas todas elas, está claro, encontrarão os seus ouvintes atentos.

José Siqueira
1 Three Etudes: No. 1, Calmo 2:50
2 Three Etudes: No. 2, Tempo di Toada 2:05
3 Three Etudes: No. 3, Tempo di Cordo 2:34
Camargo Guarnieri
4 Sonatina: I. Allegro 2:56
5 Sonatina: II. Melancólico 3:25
6 Sonatina: III. Saltitante 2:48
Brenno Blauth
7 Sonata T.5: I. Allegro 5:27
8 Sonata T.5: II. Andante 6:07
9 Sonata T.5: III. Allegro con brio 4:02
Oswaldo Lacerda
10 Poemeto 3:15
11 Sonata: I. Moderato 4:28
12 Sonata: II. Moderadamente lento – Seresteiro 4:28
13 Sonata:III. Alegre 3:20
Antonio Francisco Braga
14 Serenata 2:24
Radamés Gnattali
15 Sonatina: I. Allegro moderato 2:43
16 Sonatina: II. Expressivo 2:11
17 Sonatina: III. Allegro “Lembrando Pixinguinha” 2:35
Patápio Silva
18 Margarida: I. Margarida 2:59
19 Margarida: II. Zinha 3:35


  • Publicação: Jornal da Tarde (São Paulo / SP – Brasil)
  • Data: Sexta-feira, 15 de dezembro de 2000
  • Título:  O Brasil, ao som de flauta e piano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *