Um contratenor que não é contra os tenores

 

O falsetista Michael Chance mostra no álbum ‘The Art of Countertenor’ obras de Bach, Schütz e outros.
As lojas que trabalham com gravações importadas estão oferecendo um álbum duplo muito especial, The Art of Countertenor, com o excepcional falsetista inglês Michael Chance (CD de Archiv 463 042-2). Empregando a sua límpida voz de cabeça e acompanhado por requintados grupos de música antiga da Inglaterra, ele interpreta aí obras de Haendel, Bach, Schütz, Purcell e Vivaldi.

Como se sabe, o contratenor tem uma voz bem aguda, muito mais aguda que a do tenor. Alguns desses falsetistas chegam a alcançar as estratosféricas paragens frequentadas por sopranos coloratura. Mas o mais comum é que eles fiquem no registro das meio-sopranos e das contraltos.
Agudo
Assim como o fenômeno do revival da música antiga, o do contratenor é típico do nosso século. Fora raríssimas exceções (como a do castrato Moreschi que cantava na Capela Sistina, em Roma), essa voz masculina que tem muito de feminino era desconhecida há séculos. Isso, antes da década de 1940, quando apareceu na Inglaterra esse fenômeno chamado Alfred Deller (1912-1979). Ele provou, ao interpretar as partes que Purcell, no Barroco, havia imaginado para voz masculina aguda, que o seu canto de cabeça podia resultar em algo de enorme beleza.

Alfred Deller fez escola e, sobretudo a partir da década de 1960, o registro do contratenor passou a ser empregado, cada vez mais, na execução de obras medievais, renascentistas e barrocas.

Nos últimos 15 anos, Michael Chance tem-se destacado da pequena multidão de contratenores atualmente em franca produtividade. Isso porque, além de ter na garganta timbres acetinados de grande beleza, possui “projeção” que lhe permite enfrentar até mesmo a cena lírica – barroca e clássica, naturalmente. E mais: seus fraseados denotam grande gosto e, como contratenor das novas gerações, sabe empregar o vibrato com notável acuidade.

Nesse álbum duplo da Archiv, ele está especialmente luminoso na ária Erbarmedich, mein Gott (“Perdoai-me, meu Deus) da “Paixão Segundo Mateus” de Johann Sebastian Bach. E soa muito vívido em Sound the trumpet, sound (Soem o trompete, soem”), da “Ode para o Aniversário da Rainha Mary II” de Henry Purcell. E está comovente nas obras de Antonio Vivaldi – Nisi Dominus, Stabat Mater e Salve Regina –, que ele canta como poucos.

CD 1: The Art of Counter Tenor

Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
Nisi Dominus, RV 608
1. “Nisi Dominus” (Allegro) 2:55
2. “Vanum est vobis” (Largo) 1:42
3. “Surgite” (Presto) 1:56
4. “Cum dederit” (Andante) 4:02
5. “Sicut sagittae” (Allegro) 1:45
6. “Beatus vir” (Andante) 1:31
7. “Gloria Patri” (Larghetto) 3:52
8. “Sicut erat in principio” (Allegro) 1:12
9. “Amen” (Allegro) 1:44
Stabat Mater, RV 621
10. Stabat Mater (Largo) 3:21
11. “Cuius animam” (Adagissimo) 1:57
12. “O quam tristis” (Andante) 1:41
13. “Quis est homo” (Largo) 3:11
14. “Quis non posset” (Adagissimo) 1:58
15. “Pro peccatis” (Andante) 1:39
16. “Eja Mater” (Largo) 2:30
17. “Fac ut ardeat” (Lento) 1:34
18. “Amen” (Allegro) 0:54
Salve Regina, R.616 (Antiphona)
19. “Salve Regina” (Andante) 3:06
20. “Ad te clamamus” (Allegro) 1:38
Michael Chance, The English Concert, Trevor Pinnock
21. “Ad te suspiramus” (Larghetto) 4:22
Michael Chance, Lisa Beznosiuk, The English Concert, Trevor Pinnock
22. “Eja ergo” (Allegro) 1:34
23. “Et Jesum” (Andante molto) 1:59
24. “O clemens” (Andante) 2:47
Michael Chance, The English Concert, Trevor Pinnock

CD 2: The Art of Counter Tenor

George Frideric Handel (1685 – 1759)
Semele, HWV 58
Act 1
25. Hymen, haste, thy torch prepare 4:41
26. Your tuneful voice my tale would tell 4:57
Act 3
27. Despair no more shall wound me 5:04
Michael Chance, English Chamber Orchestra, John Nelson
Messiah, HWV 56
Pt. 1
28. “But who may abide the day of his coming” 4:47
Pt. 2
29. “Thou Art Gone Up On High” 3:13
Michael Chance, The English Concert, Trevor Pinnock

Heinrich Schütz (1585 – 1672)
30. Motet: “Auf dem Gebirge hat man ein Geschrei gehöret” (SWV 396) 5:33
Ashley Stafford, Michael Chance, Valerie Botwright, His Majesties Sagbutts and Cornetts, English Baroque Soloists, John Eliot Gardiner

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Mass in B Minor, BWV 232
Kyrie: No.1 Kyrie eleison – Gloria
31. Qui sedes ad dexteram Patris 4:24
Michael Chance, Sophia McKenna, English Baroque Soloists, John Eliot Gardiner – Agnus Dei
32. Agnus Dei 5:46
Matthäus-Passion, BWV 244 – Zweiter Teil
33. “Erbarme dich” 6:41
Michael Chance, English Baroque Soloists, John Eliot Gardiner
Matthäus-Passion, BWV 244 – Zweiter Teil
34. “Sehet, Jesus hat die Hand” 3:16
Michael Chance, The Monteverdi Choir, The London Oratory Junior Choir, Patrick Russill, English Baroque Soloists, John Eliot Gardiner
Johannes-Passion, BWV 245 – Part One
35. “Von den Stricken meiner Sünden” 4:45
Michael Chance, Anthony Robson, Valerie Darke, English Baroque Soloists, John Eliot Gardiner – Part Two
36. “Es ist vollbracht!” 5:18
Michael Chance, Richard Campbell, English Baroque Soloists, John Eliot Gardiner
Herz und Mund und Tat und Leben, Cantata BWV 147 – Pt. 1
37. “Schäme dich, o Seele nicht” 3:13
Michael Chance, Anthony Robson, English Baroque Soloists, John Eliot Gardiner
“Lass Fürstin, lass noch einen Strahl” Cantata, BWV 198
38. Aria: “Wie starb die Heldin so vergnügt” 7:12
Gottes Zeit ist die allerbeste Zeit, Cantata BWV 106
39. “In deine Hände befehl ich meinen Geist” 1:59
Michael Chance, English Baroque Soloists, John Eliot Gardiner

Henry Purcell (1659 – 1695)
Come, Ye Sons of Art Away, Z. 323
40. Sound the trumpet, sound 2:28
Michael Chance, Timothy Wilson, The English Concert, Trevor Pinnock
Of old, when heroes thought it base (1690) The Yorkshire Feast Song
41. The pale and the purple rose 2:35
42. Sound, trumpets, sound! 2:18
Michael Chance, The English Concert, Trevor Pinnock


  • Publicação: Jornal da Tarde (São Paulo / SP – Brasil)
  • Data: Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2000
  • Título: Um contratenor que não é contra os tenores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *