Kissin e o piano de Chopin, sem pirotecnia

Músico russo dá maior leveza às mãos na interpretação de peças

 

O pianista russo Evgeny Kissin tinha só 12 anos quando estreou diante de uma orquestra, em Moscou, tocando “apenas” os dois Concertos de Chopin. Tendo completado 28 anos em outubro último (22/11/1999), o intérprete dedica um disco todo a obras que o compositor polonês criou para piano-solo (compact disc de BMG-RCA, edição nacional).

Frédéric Chopin (1810-1849) foi um dos mais radicais inventores do Romantismo inicial.  Na sua obra para piano, até mesmo as chamadas ornamentações ganharam um sentido novo.  Banalizadas por execuções ora pirotécnicas ora sentimentalóides, as peças de Chopin requerem, neste fim de século, leituras arejadas.  E é bem isso o que faz Evgeny Kissin.

Cantarolando e dedilhando o piano aos 2 anos, frequentando uma escola especial a partir dos 6, e dando concertos ainda menino, Kissin teve a precocidade logo transformada em maturidade, algo que lhe garantiu um lugar de destaque no panorama pianístico da atualidade.

Conhecido por suas execuções fogosas e brilhantes, Kissin dá uma maior leveza às mãos para revisitar Chopin.  Assim, realça o lado lírico desse músico que não gostava de multidões.  E explora de maneira suntuosa os múltiplos meandros que o artista colocou no papel, através de sonoridades arredondadas e acariciantes.

Kissin executa as quatro Baladas como se elas fossem longos poemas que, sem palavras, contam as aventuras da própria matéria musical. Transforma certas pausas em verdadeiros silêncios. E, na Barcarola, deixa a claro essa modernidade que encantaria Debussy e Ravel.  E se na Berceuse ele acalanta um pacífico rebanho de sons, no Scherzo n.º 4, transfigura a brincadeira do título em uma fragorosa batalha entre os elementos discordantes da própria obra.  E é assim que o pianista russo Evgeny Kissin nos oferece um disco de Chopin para ser ouvido e reouvido.


  • Publicação: Jornal da Tarde (São Paulo / SP – Brasil)
  • Data: Terça-feira, 22 de novembro de 1999
  • Título: Kissin e o piano de Chopin, sem pirotecnia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *