Uma coleção de músicas natalinas incomuns

Se você se encontra entre aqueles para os quais “Sinos de Belém” e “White Christmas” são canções batidas demais para se comemorar o Natal de maneira digna, aqui vai uma sugestão musicalmente incomum. É a de ouvir e fazer ouvir, durante as comemorações da data, o disco “A Festive Baroque Christmas”, da etiqueta Harmonia Mundi, EUA.

Nesse CD se encontram onze hinos para vozes e instrumentos de autoria do fundador do barroco alemão, Heinrich Schütz (1585 – 1672). Funcionando como intermezzos puramente instrumentais, colocados estrategicamente entre os hinos, há quatro cintilantes “sonatas” e “canções de soar” de artistas contemporâneos do mestre germânico – Giovanni Gabrieli, Mathias Weckmann e Francesco Usper. Claro: esta ideia é para quem se considera curioso por natureza ou, então, para aquele que acredita ser dono de uma sensibilidade requintada.

As interpretações dessas obras a um só tempo sonoramente suntuosas e musicalmente entre “arcaicas” e “modernas” estão a cargo do coro e da orquestra inglesa The Academy of Ancient Music, comandada por Paul Goodwin. Com nove cantores solistas e um pequeno grupo instrumental colorido, no qual há antepassados dos atuais trompetes e trombones, além de cordas, o maestro consegue dar brilho e alegria a essas velhas partituras que, há séculos, dormiam nas velhas bibliotecas europeias.

Como se sabe, no mundo germânico luterano do início do século 17, o Natal era comemorado de maneira particularmente esplendorosa, tanto nas igrejas quanto nas capelas das cortes. Foi nesse meio marcado pela fé religiosa, pelas epidemias e, também, pela Guerra dos 30 anos, que Schütz desenvolveu sua longa e muito produtiva carreira. Contra a vontade da família, que queria vê-lo advogado, Heinrich se voltou para a música desde muito jovem. E seu talento notável fez com que ele vivesse sendo disputado pelos governantes de Kassel, Dresden e até mesmo da Dinamarca. Cerca de metade do que Schütz compôs, se perdeu, de maneira irremediável. Mas conseguiram chegar até nós cerca de 500 obras suas.

Fundamentais para a formação do estilo de Schütz foram as duas temporadas que passou em Veneza, grande centro musical da época. Durante a primeira delas, foi aluno do célebre Giovanni Gabrieli, aprendendo com ele a complexa técnica de juntar vozes e instrumentos em múltiplas camadas sobrepostas na simultaneidade. Na segunda viagem, entrou em contato com as novidades operísticas inventadas na Península, sobretudo no tocante ao recitativo e à melodia acompanhada.

Na verdade, esse artista fez uma síntese bastante pessoal de elementos retirados da tradição luterana germânica, da polifonia proveniente dos Países Baixos e das novidades aprendidas na moderníssima Itália. Assim é que se encontram, em suas obras iniciais, a trama da simultaneidade das vozes sobrepostas, através dos processos da polifonia, de herança renascentista. E, na sua produção da maturidade, localiza-se o gosto pela dramatização do discurso trazida à baila pela ópera italiana.

No disco “Um Festivo Natal Barroco” há uma antologia de peças ilustrando os dois estilos fundamentais da arte de Schütz. “Ave, Maria, cheia de Graça”, “Minha alma magnífica o Senhor”, “O anjo falou aos pastores”, “Hoje Cristo nasceu”, “E a Palavra fez-se carne” são alguns hinos executados de maneira a fazer com que essa música soe a um só tempo festiva e encantadora. É possível que até mesmo quem não acredite nas palavras musicadas sinta-se revigorado à audição dessa música cheia de júbilo e de ânimo. Pois, enfim, a própria música não é um milagre?

 

Works on This Recording

Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music,  Academy of Ancient Music Chorus
Period: Baroque
Written: 1648; Germany
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 3 Minutes 44 Secs.
Language: German
Performer:  Richard Roberts (Countertenor), Tessa Bonner (Soprano)
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music,  Academy of Ancient Music Chorus
Period: Baroque
Written: by 1639; Dresden, Germany
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 4 Minutes 11 Secs.
Language: German
3. Canzoni et sonate (21): Canzon XI a 8 by Giovanni Gabrieli 
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music
Period: Renaissance
Written: Venice, Italy
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 3 Minutes 0 Secs.
4. Magnificat anima mea, SWV 468 by Heinrich Schütz 
Performer:  Tessa Bonner (Soprano), Richard Roberts (Countertenor), Andrew King (Tenor),
Julian Clarkson (Bass)
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music,  Academy of Ancient Music Chorus
Period: Baroque
Written: by 1665; Germany
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 3 Minutes 0 Secs.
Language: Latin
Performer:  Sarah Pendlebury (Soprano), Joanne Andrews (Soprano), Julian Clarkson (Bass)
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music,  Academy of Ancient Music Chorus
Period: Baroque
Written: by 1639; Dresden, Germany
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 3 Minutes 31 Secs.
Language: German
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music,  Academy of Ancient Music Chorus
Period: Baroque
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 2 Minutes 35 Secs.
Language: German
Performer:  Tessa Bonner (Soprano), Andrew King (Tenor)
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music,  Academy of Ancient Music Chorus
Period: Baroque
Written: by 1639; Dresden, Germany
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 3 Minutes 41 Secs.
Language: Latin
8. Sonatas (8) à 4: no 2 by Matthias Weckmann 
Performer:  Susan Addison (Sackbut), Jeremy West (Cornett), Alastair Mitchell (Dulcian),
Andrew Manze (Violin)
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music
Period: Baroque
Written: 17th Century; Germany
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 4 Minutes 3 Secs.
Performer:  Andrew King (Tenor)
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music,  Academy of Ancient Music Chorus
Period: Baroque
Written: by 1639; Dresden, Germany
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 3 Minutes 49 Secs.
Language: German
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music,  Academy of Ancient Music Chorus
Period: Baroque
Written: 1648; Germany
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 3 Minutes 29 Secs.
Language: German
11. Canzoni et sonate (21): Canzon X a 8 by Giovanni Gabrieli 
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music
Period: Renaissance
Written: Venice, Italy
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 4 Minutes 12 Secs.
Performer:  Sarah Pendlebury (Soprano), Simon Davies (Tenor), Tessa Bonner (Soprano),
Andrew King (Tenor)
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music,  Academy of Ancient Music Chorus
Period: Baroque
Written: by 1639; Dresden, Germany
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 4 Minutes 13 Secs.
Language: German
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music,  Academy of Ancient Music Chorus
Period: Baroque
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 3 Minutes 20 Secs.
Language: German
14. Sonata à 8 by Francesco Usper 
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music
Period: Baroque
Written: Venice, Italy
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 4 Minutes 34 Secs.
Performer:  Helen Groves (Soprano), Simon Davies (Tenor), Tom Phillips (Tenor),
Charles Pott (Bass), Tessa Bonner (Soprano), Julian Clarkson (Bass),
Richard Roberts (Countertenor), Andrew King (Tenor)
Conductor:  Paul Goodwin
Orchestra/Ensemble:  Academy of Ancient Music,  Academy of Ancient Music Chorus
Period: Baroque
Written: 1619; Germany
Date of Recording: 12/1996
Venue:  St. John’s Church, Smith Square, London
Length: 8 Minutes 29 Secs.
Language: German

 

  • Publicação: Jornal da Tarde (São Paulo / SP – Brasil)
  • Data: Sábado,  21 de dezembro de 2002
  • Título: Uma coleção de músicas natalinas incomuns
  • Autor: J.Jota de Moraes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *